segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

8. A ROSA DOS VENTOS: O CAMINHO

Observando que um projeto de gestão deve ser construído por todos da equipe escolar é cabível que pensemos que o caminho a ser trilhado passa inicialmente por um diagnóstico de como a escola está funcionando e se essa está realmente cumprindo o seu papel. Pensando assim a avaliação interna da instituição é um dos meios pelo qual a escola deve começar a trilhar um novo caminho. A partir deste diagnóstico, que além de prever uma avaliação de todos os segmentos, apontará claramente a avaliação de desempenho dos profissionais, pois esses são os responsáveis pelo nosso maior projeto: o processo de ensino-aprendizagem.  O entendimento de onde estão nossas fraquezas nos dará os indicadores para que as ações sejam pensadas para sanar cada uma delas em escalas de prioridades. Para tanto utilizar as nossas forças é nossa principal arma, o bom relacionamento e o apoio da comunidade pode melhorar a qualidade da participação de todos na construção desse novo projeto, que não é tão novo, pois alguns passos já foram dados, mas que necessita de ser aprimorado e talvez modificado.
 O planejamento dos recursos financeiros do Colônia Agrícola, a gerência dos processos e de pessoas e a construção de uma identidade escolar, com a participação da Comunidade escolar são elementos essenciais na conquista dos objetivos, o que oportuniza a escola a cumprir sua função social, pensando na sua missão:
A missão desta unidade escolar é assegurar um ensino de qualidade, garantindo a participação da comunidade escolar e o acesso e a permanência dos alunos na escola, contribuindo assim para uma formação integral desses alunos para que possam agir construtivamente na transformação do seu meio. (Projeto Político Pedagógico do Grupo Escolar Colônia Agrícola de Ceraíma 2010/2011).

O trabalho desenvolvido, ao longo do progestão, nos deu ferramentas para discutimos meios para trabalhar com uma gestão democrática e de como organizar e liderar uma equipe gestora na escola contando com participação de todos, bem como oportunizou a comunidade escolar entender um pouco mais sobre a importância da participação para a construção do projeto que visa o desenvolvimento da escola e do processo de ensino e de aprendizagem numa perspectiva de melhorar a qualidade do ensino oferecido, consequentemente aumentando o nível de aprendizagem dos alunos.

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