segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

3. EXERCITANDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA

De acordo com os estudos realizados nos módulos do Progestão, a função social primordial da escola é a transmissão do conhecimento sistematizado bem explicito, visando desenvolver o educando de maneira plena: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetiva dos alunos por meio da aprendizagem dos conteúdos, que deve acontecer de forma contextualizada a fim de prepará-lo para o exercício da cidadania.
Isso implica a construção do processo democrático que é construído no cotidiano das nossas relações, sendo fruto do trabalho coletivo realizado no ambiente escolar através da participação de todos. Esse processo de gestão democrática participativa reúne diferentes formas de participação coletiva da comunidade escolar e local nos processos de administração e recursos, na coordenação de pessoas e na elaboração de projetos educacionais, objetivando garantir uma educação de qualidade.
A forma de organização desse processo é decisiva para o sucesso ou fracasso da qualidade de ensino, cabe ao gestor com seu profissionalismo e competência conquistar a confiança e o respeito da comunidade escolar, favorecendo assim, um ambiente propício à aprendizagem.
Dentro desse contexto o módulo I nos oportunizou experiências relevantes no sentido de promover a participação de todos os segmentos da escola no processo de ensino e aprendizagem, com atividades que permitiu reunir todos os envolvidos no processo educacional (professores, alunos, pais, funcionários e gestores), para refletir questões envolvendo a relação comunidade X escola. Para tanto foi necessário organizar e realizar reuniões que contaram com a participação de todos.
Outro ponto discutido na reunião referiu-se aos conteúdos trabalhados e sua adequação à realidade local. Pensando assim a gestão democrática é vista como um instrumento que contribui para a construção da cidadania, uma vez que ela se mostra como um processo político participativo, cujo objetivo é organizar e orientar a prática social de uma educação de qualidade para todos.

A construção, bem como o desenvolvimento dos princípios de convivência democrática da escola, deve ser fundamentada nos ideais da coletividade, isso significa um trabalho voltado para a diversidade cultural, buscando a valorização do diálogo através das diferentes formas de expressar seus pensamentos. Oportunizando a participação consciente de cada um dos envolvidos tanto nas decisões, quanto no planejamento das ações educativas
Reportando–nos ao módulo II podemos citar normas e leis que regulamenta a participação de todos no processo de ensino aprendizagem de modo a compreender que para haver a multiplicidade numa unidade de ensino é preciso compartilhar suas ações como afirma a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nos seus Artigos 14 e 15.
Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
Art. 15. Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público.


Nessa ótica, fica claro que a escola deve ser um espaço de convivência para alunos, professores, família e comunidade, a relação de interdependência é muito forte uma vez que a prática de gestão não se desenvolve de modo solitário, pois a escola não é uma instituição neutra, muito pelo contrário, esta prática só se torna efetiva mediante trabalho em equipe, com o envolvimento de diversas pessoas.
  Considerando o que foi abordado nos módulos I, II e V, percebe-se que a valorização da educação como um todo em relação ao desenvolvimento social e o respeito à cultura local, promove uma gestão participativa integrada, articulada ao projeto político pedagógico e, que a construção do mesmo depende de uma boa convivência democrática. Vale ainda ressaltar que por uma prática pedagógica voltada para a convivência democrática, a educação de modo geral e a escola de modo específico tem três funções básicas: formar o indivíduo, formar o cidadão e formar o profissional, ou seja, oferecer ao educando uma formação integral. 

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