segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

10. Anexos - Memorial ( Ijânea Aparecida Cardoso Santos )


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI
DEPARTAMENTO DE ENSINO
     PROGESTÃO MUNICIPAL       

Ijânea Aparecida Cardoso Santos 

MEMORIAL REFLEXIVO


Memorial apresentado à tutora Lindomar Santana Aranha 
pela cursista Ijânea Aparecida Cardoso Santos do
 Grupo Escolar Colônia Agrícola de Ceraíma participante 
do PROGESTÃO (Programa de Capacitação
 à Distância de Gestores Escolares),
 como um dos pré-requisitos para a conclusão do curso.

Trajetória profissional
Um dezembro de 1994, concluir o ensino médio em Magistério. Comecei a trabalhar em maio de 1995 na Secretaria Municipal de Guanambi na Unidade Municipal Anísio Cotrim Fernandes, onde atuei como professora de 40 horas numa turma de Alfabetização e 4ª série. Recém formada, e com uma bagagem cheia de sonhos de transformar o mundo, percebi que a realidade era diferente o desafio era maior do que pensava. Em 1998 aprovada em concurso público fui para a Escola Municipal Assis Freire.
Em 1999 tive a oportunidade de ser removida para o Grupo Escolar Colônia Agrícola, posso considerar um marco, ponto de partida nessa minha trajetória onde vivenciei momentos únicos, cresci como profissional e pessoa.
 Ao longo dos anos percebi que só o magistério era pouco porque precisava crescer, aperfeiçoar, pois essa era a carreira que eu tinha escolhido. Aprovada  em 2002 no Curso de Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em 2005  eleita pela comunidade escolar diretora da escola, mais um desafio que encontrei pela frente, pois não tinha experiência, mas encontrei colegas que me ajudou nessa nova empreitada. Nesse mesmo ano comecei a o meu curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Em 2008 atuei como coordenadora pedagógica do Colônia Agrícola e surgiu o convite pra eu trabalhar também de coordenadora pedagógica no Centro de Referência da Educação Inclusiva Operacional – CREIO.  
Hoje trabalhar com a educação inclusiva é uma experiência impar, pois traz desafios, uma nova aprendizagem, tive a oportunidade de fazer cursos de aperfeiçoamento em Bom Jesus da Lapa, Salvador, Jequié e Ilhéus. Em 2009 comecei a atuar como psicopedagoga do município de Guanambi e este traz a possibilidade de experenciar outro papel dentro da educação. Ministrei um curso na semana pedagógica em Lagoa Real em 2010, uma disciplina no curso de Pós - graduação de Psicopedagogia Clinica e Institucional e um curso de Sensibilização e Formação de Educação Inclusiva para professores, coordenadores e pais e Carinhanha em abril de 2011. 
Atualmente continuo na função de Psicopedagoga que é umas das aprendizagens que a função me permite sem dúvida lidar com crianças com dificuldades de/ na aprendizagem.
Por estar na coordenação pedagógica em 2009 surgiu a oportunidade de ser inscrita no Curso do Progestão, este que causou muita expectativa, pois iria mostrar e ajudar a encontrar caminhos para uma gestão democrática dentro do ambiente escolar.
Depois de dois anos de espera começa o curso e a explanação sobre a estrutura de funcionamento do programa me assustou, pois não esperavam tanta rigidez, nem o volume de leituras que devem ser realizadas ao longo do curso.

PROGESTÃO.
O Progestão propõe um olhar e um modo diferenciado em lidar com situações do cotidiano e se repete a cada unidade estudada, a cada atividade proposta. Ao propor analisar junto com profissionais e pais a forma como se articula comunidade e a escola e mostra evidente quanto ilusório é esta relação e quanto ainda é preciso trabalhar que a participação da família na escola mais atuante e ao mesmo tempo fazer com que a escola tenha sentido na vida dos educandos.
A proposta do programa o módulo I trouxe um breve histórico que nos conduz a base da escola que hoje temos e nos faz refletir sobre o que estamos construindo e quais teorias embasam as nossas práticas e ações sobre que escola temos e que escola almejamos.
É sabido que a gestão democrática no contexto escolar requer antes de tudo ações práticas e reais, por isso a presença de alguns elementos como reunião com o corpo discente, docente e comunidade, colegiado escolar, planejamentos pedagógicos estejam sempre presente no contexto escolar, pois eles são de fundamental importância para o desenvolvimento democrático da instituição.
Ao longo do módulo fazer gestão democrática é importante a disposição do grupo, recursos financeiros, autonomia para tomada de decisões e gerenciamento de recursos para fazer uma educação de qualidade.
Por fim o desafio de tornar a escola um espaço em que a aprendizagem aconteça é um grande desafio pra todos nós, assim não importando onde estejamos, mas é imprescindível que façamos a diferença para onde quer que formos.

”Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se atua, em que se cria, em que se fala, em que se ama, se adivinha, a escola em que apaixonadamente diz sim à vida”. (Paulo Freire)

O curso do PROGESTÃO vem demonstrando de grande valia para a reflexão na prática da gestão democrática no âmbito escolar.
Na efetivação dos encontros presenciais estes são feitos com uma acolhida, mensagens de reflexivas, vídeos, dinâmicas de apresentação dos módulos, do prazer de casa de forma criativa pela tutora, assim deixando o encontro prazeroso.
Segue abaixo uma breve retrospectiva do que foi discutido em cada módulo estudado.

MÓDULO I: Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?
Este módulo discute sobre o grande desafio da escola no mundo atual que é fazer do ambiente escolar lugar que favoreça o aprendizado que e deixe de ser apenas um ponto de encontro e passe a ser, além disso, encontro com o saber, com descobertas de forma prazerosa e funcional. Assim, sendo a verdadeira função social da escola, o seu papel na transmissão de conhecimentos, no desenvolvimento pleno do ser humano e na formação para a cidadania, respeitando novas exigências da educação, os quatro pilares que é aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser.

MÓDULO II: Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo da gestão escolar?
É sabido, que o princípio constitucional da gestão democrática estar na descentralização do poder e a delegação de responsabilidades que precisam ser compartilhadas e reorganizadas e o fortalecimento dos órgãos do colegiado de gestão.
Vale lembrar que o ensino público requer gestores que busquem uma participação democrática para coordenar, promover, articular ações compartilhadas e buscar novas parcerias, o fortalecimento coletivo e a participação ativa da comunidade. Por isso a gestão democrática traz consigo uma concepção educativa que valoriza a autonomia da escola e dos sujeitos que o fazem.

MÓDULO III: Como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola?
As demandas da escola revelam a importância de todos os segmentos estarem envolvidos no processo de busca da melhoria da educação oferecida à comunidade. O módulo III propõe a construção coletiva do projeto político-pedagógico, instrumento fundamental para assegurar o sucesso da aprendizagem dos alunos bem como sua permanência na escola.

MÓDULO IV: Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola?
Este módulo aborda como se dar o processo de ensino aprendizagem dentro do âmbito escolar e quais as correntes psicológicas norteará o trabalho desta.
Para que ocorra o sucesso da aprendizagem é necessário desenvolver as práticas pedagógicas significativas e o gestor precisa organizar este espaço de aprendizagem para os profissionais e os alunos e, além disso, motivar e mobilizar a sua equipe para que promovam o sucesso e a permanência do aluno na escola.
Essa organização requer uma otimização do tempo, relação entre professor x aluno, integração do trabalho pedagógico, atendimento individualizado, aulas diversificadas e uma avaliação que favoreça a superação da dificuldade da aprendizagem do aluno e o processo da ação – reflexão – ação.
MÓDULO V: Como construir e desenvolver os princípios de convivência democrática na escola?
Desenvolver o convívio democrático exige a superação de preconceito, discriminação e a valorizações das características especificas dos grupos que compõem a nossa sociedade.
Portanto, a aceitação ao outro, a busca pela participação dos pais, a interação com a comunidade, o diálogo etc. São posturas da gestão escolar que caracterizam a vivência democrática. Tal política é construída a cada dia e envolve todas as ações da escola, ou seja, todos os profissionais que ali estão. A construção da democracia na escola é coletiva. Assim, no estudo deste módulo, o papel da equipe de gestão de visualizar caminhos para a construção de relações de confiança, de respeito à diversidade, de convivência democrática e de prevenção da violência escolar, como o fracasso, que atinge o aluno no plano moral, humano e social. Percebemos que a parceria pode ser uma estratégia importante na construção da convivência democrática.

MÓDULO VI: Como gerenciar os recursos financeiros?
O conteúdo deste módulo traz como assunto sobre a temática o gerenciamento financeiro da escola pública.
A escola pública é parte integrante do sistema de administração pública da educação e tem o dever de atender todas as obrigações legais, funcionais, operacionais e de ordem hierárquica que cabem a ela. Sendo ela, gestão pública e unidade executora, devem-se aplicar os princípios básicos da administração pública.
É sabido que as escolas públicas não possuem recursos próprios. Os recursos são oriundos do governo federal que é o PDDE e PDE. Estes recursos financeiros recebidos pelo pelas escolas muitas das vezes não são suficientes, então cabe ao gestor buscar fontes adicionais de recursos para manter o bom funcionamento. Para isso precisa analisar a real situação da escola, bem como da comunidade na qual está inserida. Primeiro passo é saber de quanto à escola dispõe em recursos financeiros e de quanto necessita; em seguida conhecer melhor os principais setores econômicos da sua comunidade e identificar as possíveis fontes alternativas, de recursos financeiros, sejam elas ligadas aos pais de alunos, ao comércio local, a indústrias e empresas locais onde entra um trabalho com parcerias. .

MÓDULO VII - Como gerenciar o espaço físico e o Patrimônio da escola? 
Patrimônio escolar é constituídos pelos recursos, infraestrutura, equipamentos e também pela sua dimensão e material que se constitui no símbolo da escola sua memórias e sua história.
O gerenciamento do patrimônio e do espaço físico com seus recursos deve estar condizente com as necessidades pedagógicas da escola.
Neste estudo, pode-se refletir sobre o quanto é importante, planejar e conhecer os procedimentos legais e técnicos, pois o gestor enfrenta diversas situações no âmbito escolar que demandam a tomada de decisões e que vão implicar no grau de autonomia de que dispõe a equipe gestora para adotar providências.

MÓDULO VIII - Como desenvolver a gestão dos servidores na escola?
Uma escola de qualidade depende de vários fatores. Um deles é imprescindível, que é o bom desempenho profissional dos servidores. E para isto é necessário manter o clima de harmonia, de satisfação e integração da comunidade escolar.
Neste módulo envolveu bastante a equipe por se tratar de um tema altamente relevante que envolve muitas angustias, pois gerir o quadro de pessoal implica observar os preceitos legais e pedagógicos. Na gestão de recursos humanos, é necessário, também, avaliar o desempenho dos docentes e funcionários, atividade que nem sempre é aceita por todos, mais que é a partida dela que a gestão pode encaminhar providências necessárias à adequação ao desenvolvimento do projeto pedagógico.  




MÓDULO IX: Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
Este módulo reforça a importância da avaliação para o encaminhamento de estratégias de intervenção para a melhoria da qualidade do ensino. Toda avaliação promove a reflexão sobre a prática, provocando então mudanças no saber fazer. A avaliação institucional é um processo que envolve toda a escola, não se restringindo à sala de aula, visando ao aperfeiçoamento da qualidade da educação, a avaliação institucional deve abarcar todas as dimensões da escola, pedagógica, administrativa de infra-estrutura e as relações pessoais, analisando-se aos aspectos positivos e as dificuldades ou insuficiências. Assim, a avaliação torna-se um instrumento poderoso no processo de mudança da educação e de promoção de uma escola como um espaço de vivência prazeroso, de ética e justiça norteando as ações, pois tal avaliação tem relação direta com a aprendizagem do aluno.

MÓDULO X: Como articular a gestão pedagógica da escola com as políticas públicas da educação para a melhoria do desempenho escolar?
A gestão pedagógica da escola atua conforme o Projeto Político Pedagógico, e este deve estar articulado com as políticas públicas da educação. Estas políticas visam garantir educação de qualidade para todos. Portanto, é papel da gestão escolar considerar as políticas públicas no seu planejamento, execução e avaliação das ações em todas as dimensões da escola e na revisão do projeto pedagógico.
A avaliação deve ser encarada como um processo que serve para repensar a prática escolar, buscando mudanças significativas com foco no sucesso do aluno, bem como no acompanhamento do seu desempenho. Assim, as avaliações externas podem servir de instrumento para diagnosticar, identificar problemas e reorientar o trabalho escolar.                                 


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