segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

10. Anexos Memorial de Ivana de Freitas Soares


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO
PROGESTÃO MUNICIPAL


IVANA DE FREITAS SOARES


MEMORIAL EDUCACIONAL

Memorial apresentado ao Programa de Capacitação à Distância para gestores Escolares do Município de Guanambi- para créditos da avaliação do curso.
Profª. Orientadora Esp. Lindomar Santana Aranha
 Guanambi/BA – Dezembro de 2011



 MINHAS MEMÓRIAS

Aluna da escola pública, iniciei minha caminhada como aluna aos 5 anos, aluna “encostada” de Dona Valnice na turma do jardim de infância no grupo escolar Getúlio Vargas, que na época era escola estadual. Lá estudei e conclui as primeiras séries do Ensino Fundamental I. Do modelo de educação tradicional daquele tempo o que eu me recordo com mais nitidez era dos castigos da professora Helena Arantes por eu não ter paciência de esperar e acabava lendo as placas que ela apresentava aos outros colegas, depois disso acabei perdendo o prazer de ir pra escola, pois a mesma representava para mim um lugar de punições e castigos. As séries finais do Ensino Fundamental II e o Ensino Médio foram cursados no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho onde também fiz Magistério e em seguida os Estudos Adicionais em Estudos Sociais como estagiária fui bem, alcancei nota 9,8 acho que isso eu devo ao medo misturado com respeito que eu tinha por dona Iolanda que era professora de prática. Contudo nada foi motivo suficiente pra descobrir o gosto pelo Magistério. Concluindo o curso vieram as sucessivas necessidades de trabalhar então eu consegui com a Nair de Fátima que era vereadora, começar em 1991 a trabalhar numa escola multisseriada da zona rural no município de Guanambi (Escola Municipal Dr. José de Castro Bastos fazenda Lagoa da Espora) onde permaneci por 5 anos. Após o concurso de 1997 fiquei para segunda chamada que só aconteceu no ano de 2000. Fui convocada para trabalhar no Grupo Escolar Colônia Agrícola de Ceraíma, nesse mesmo ano concorri às eleições para diretores escolares como vice-diretora da professora Iziane Lopes Lima, chapa única fomos eleitas quase por unanimidade. Uma experiência única bem diferente das que eu já havia conhecido.
Vivenciar a educação por essa ótica é bem mais complexo do que se pode imaginar, a cada problema superado parecem que surgem novos e falta de recursos e professores sem capacitação pareciam as maiores de todas as dificuldades faltavam habilidades por parte dos professores para lidar e superar as dificuldades apresentadas pelos alunos o que resultava em alunos desmotivados e conseqüentemente altos índices de evasão, repetência, distorção serie/idade entre outros. Findando o mandato de dois anos veio a oportunidade de fazer pedagogia pela Rede UNEB e eu estava lá entre os classificados. Trabalhava 40 horas e estudava à noite, todas as noites e sábado o dia inteiro por sinal, para ter direito ao curso era necessário lecionar uma turma do Ensino Fundamental dos primeiro seguimento mais pra mim não era problema essa experiência que eu tinha. Ano passado fiz pós em História da África gostei muito era algo que eu desejei e consegui realizar.
            Mesmo não participando diretamente da direção da escola que atuo como professora sempre procurou me inteirar do que acontece tanto dos problemas quanto na busca de soluções, fiz parte do Colegiado por várias vezes estive sempre presentes e atuante nas reuniões de discursões, participei da organização do projeto político pedagógico da escola, o Progestão é uma oportunidade que eu não gostaria de deixar escapar por vários motivos entre eles à aquisição de conhecimento e experiência.
O primeiro encontro do Progestão me deixou ansiosa e aflita ao mesmo tempo. Ansiosa porque eu tinha formulado em conceito próprio que fugiu de tudo que foi apresentado no primeiro momento, aflita por causa do meio horário bem diversificado que começa com história e geografia passando por filosofia, I.M.C., sociologia, ciências e fechando com religião num total de 15 programas e ainda dois filhos. Com uma filha na Educação Infantil e o outro filho no oitavo ano do Ensino Fundamental, não pensei em desistir, mas sei por que eu gosto de desafios ainda que eu seja vencida, para mim o importante é não fugir assim é a vida mesmo que eu não vença todas as batalhas é importante travá-las.
            O modulo I nos levou de volta o “baú” para repensar uma questão antiga da escola e que nem sempre permanece em evidencia: A função social da escola e as dimanada da comunidade. Ao discutir o tema os grupos reafirmaram o que já sabemos sobre a função social da escola a dificuldade se concentra mesma é na distancia que existe entre o saber e o fazer acontecer. Ainda que os seguimentos escolares participem das discussões norteadoras da escola tem que ser algo constante. Não é fácil reunir com os pais para discutir a aproximação entra os conteúdos trabalhados e o mundo do aluno isto porque os pais acreditam que a escola é que sabe o que os alunos precisam estudar, porém foi satisfatório ver que a família respondeu bem ao chamado da escola e contribuíram do jeito que puderam já os profissionais de apoio e aos professores o resultado foi diferente eles conhecem a realidade e as dificuldades de cada um dos pelo menos da maioria o que trona mais fácil adequar o PPP como primeira medida. Por outro lado a reunião com os alunos nos surpreendeu bastante e nos fez pensar ainda mais sobre o tema em questão, eles (os alunos) sabem o que querem, mas não sabem como alcançar.
            Modelo II: Gestão democrática. Considerando a equipe gestora como articuladora coordenadora e implementadora dos principais democráticos referendados pela constituição Federal de 1988 e pela LDBEN n-9394/96 que justifica a organização do planejamento escolar como ação participava dos diferentes seguimentos da comunidade escolar e seu entorno.
            A gestão democrática participativa constitui de experiências educativas que envolvem necessariamente o exercício da cidadania, onde alunos, pais, professores, funcionários e membros da comunidade tem oportunidade de educar e ser educado ao participar das atividades desenvolvidas na escola e logicamente se inserir na construção de um bem público comum.
A construção do PPP deve ser um instrumento que sirva nesse momento para aproximar a escola atual da escola ideal. É preciso também refletir coletivamente sobre a seleção e caracterização de planejamento para política educacional a favor do sucesso do aluno.  É importante não se esquecer de que é preciso levar em conta os recursos disponíveis e necessários no contexto entra e extra escolar  relacionados do desenvolvimento de valores e princípios educativos na busca de uma educação plena e cidadã.
            Modulo IX: Como desenvolver a avaliação institucional na escola: ”Avaliar” palavra indispensável à educação que muitas vezes tem seu significado real bastante complexo por causa da sua dimensão. Visto com uma forma de mérito descritivo ou ate mesmo punição. A avaliação institucional ao contrário do que se imagina não pune mais também não premia de imediato ela única melhora o aperfeiçoamento da escola e até mesmo do sistema com todo esse aperfeiçoamento consiste na melhoria da qualidade não só do ensino, como também da aprendizagem e vai até a questão lógica que a premiação pode ser usada com um estimulo do mérito. São variadas as razões pelas quais se de fazer a avaliação institucional com tudo não se deve esquecer que o objetivo maior é buscar pela qualificação dos serviços oferecidos pela escola, por uso dela deve ser realizada em todos os aspectos da unidade escolar e não é só com caráter meritocrático mais com visão de melhoria. E um gestor para ter sucesso ele precisa seguir a risco os seguintes passos: avaliar, planejar, executar desde que todos contam efetivamente com a participação da comunidade que deve ser o maior responsável pelo crescimento de uma escola notável e brilhante. Não se deve esquecer jamais que a avaliação institucional será valida se haver de fato o envolvimento de todos os membros da comunidade onde todos passam exercer seu direito a cidadania de forma democrática e legitima. É um processo que causa as mais diferentes reações como espanto, medo e até indignação, mas se for feito como se deve tem um resultado surpreendente né verdade? “O trem dá trabalho mais recompensa!!!!”
            Modulo X: Como articular a gestão pedagógica da escola com as políticas públicas da educação para a melhoria do desempenho escolar. As políticas públicas são leis que defendem o contexto normativo e visa garantir o exercício dos direitos e deveres de todos os cidadãos no caso da educação tem a finalidade de melhorar o desempenho escolar tanto no ensino quanto na aprendizagem. Esse módulo X procurou nos levar a reflexão de algumas questões que são assim consideradas como fundamentais na melhoria da qualidade da educação que são as políticas publicas.
EDED e PAR, Guia Pratico de Ações e o Decreto 6.094/07 são ações focadas na melhoria da qualidade do ensino e que busca como resultado menos evasão mais aprendizagem e menos distorção idade (série) essas ações de assistência técnica e financeira envolve todas as instancias: municipal da família, estadual e Distrito Federal onde a participação da família e da comunidade e que faz a diferença.
            O PPP é um instrumento com função norteadora com intenção de inovar as ações coletivas desenvolvidas na escola e que tem a finalidade de garantir a melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem. Partindo do pressuposto de que queremos migrar da escola real para a escola ideal, democrática, as ações proposta no PPP precisa necessariamente contar com a participação de todos os indivíduos envolvidos: pais, alunos, professores, funcionários, gestores e comunidade local para que o resultado seja uma educação de qualidade onde pratica e teoria se entrelaçam.
-Aproximação plena entre família, comunidade e escola;
- Adequação dos conteúdos estimulação dos alunos;
-Toda equipe escolar falando a mesma língua e almejando os mesmo ideais.

MÓDULO III
Como promover a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico?
Por mais que pareça uma ação simples o desafio é grande , são cabeças diferentes que precisam entender que devem pensar coletivamente na construção do Projeto Político Pedagógico e a participação de todos os segmentos: alunos, funcionários, pais professores, gestores e a comunidade é de fundamental importância. A contribuição desses segmentos fará com que o Projeto atenda às necessidades.
Ler o módulo nos fez entender melhor muitas questões como o porque e o para que construir PPP da escola embora nossa escola já houvesse construído o seu e que vem passando por constantes modificações revisando as metas e a adequação das ações.
O tema do módulo encaixou nas nossas inquietações acerca do assunto como uma luva deixando o encontro bastante interessante para ampliar ainda mais o conhecimento sobre esse assunto tivemos a satisfação de contar também com a orientação do Professor Ginaldo, que em uma linguagem bastante clara ressaltou a importância da construção coletiva do PPP para o desenvolvimento da escola e para o progresso dos alunos em cada unidade ou mesmo no ano letivo.
Construir e entender o PPP são ações interligadas uma depende da outra e não tem jeito. Agora, é surpreendente compreender as dimensões do Projeto como parte financeira, administrativa, pedagógica e acima de tudo a jurídica.  O gestor precisa estar bem informado e atualizado e o PPP na sua condição democrática lhe orienta direitinho sem chance de errar.
O estudo deste módulo contribui muito nos levando a repensar na qualidade dos serviços pedagógicos que nossa escola deve oferecer a nossos alunos sem esquecer que ele é prioridade na escola e logicamente nas ações e metas estabelecidas na construção do PPP.
As atividades e o estudo deixaram claro que o PPP é mais ou menos o RG da escola sem esses documentos ela não chega a lugar algum, pode até existir mas não funciona por que não tem registrado a documentação da vida da escola. Então sem PPP não há escola funcionando.

MÓDULO IV
Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola?
Ao longo dos anos a aprnedizagem tem influenciado significativamente no desenvolvimento dos seres humanos tanto para o seu crescimento pessoal quanto professional essa aprendizagem busca também reconhecer a importancia do papel da escola e do professor na construção do conhecimento de cada individuo. Mas para alcançar esses objetivos a parte pedagógica não deve jamais ser esquecida, desvalorizada e deixada de lado, ao contrário a organização e o planejamento irão ajudar a escola a chegar ao sucesso. O professor por sua vez deverá criar situações atrativas e atraentes, não levar para o aluno informações condensadas e “prontas para serem memorizadas “, e interessante neste momento que se leve em conta os dez principios basicos da aprendizagem oportunizando o aluno a mudança de agente passivo para ativo e que o professor se reconheça como mediador e não detentor do conhecimento ocorrendo assim a valorização dos dois, professor e aluno e como resultado das metas cumpridas tem-se a permanência e a satisfação do aluno na escola.
Um outro princípio que deve-se levar em conta é o de despertar a curiosidade dos alunos para temas e tarefas que precisam ser discutidas a cada série, deixando claro a importância que cada conteúdo tem para o aprendizado, enfatizando os erros como ponto de partida para novos conhecimentos. Nessa busca pelo sucesso da aprendizagem não se deve deixar de lado o papel da avaliação, uma vez que a mesma, busca por informações úteis que ajudem nas tomadas de decisões para alcançar uma melhoria na qualidade do ensino para os alunos. Com base nessas ideias percebe-se que a avaliação tem o papel norteador e informativo e nunca a eliminação ou classificação, para que este instrumento conduza a escola a firmes tomadas de decisões e garanta o sucesso e a permanência de todos os alunos.

MÓDULO V
Como construir e desenvolver os principios da convivência democratica na escola?
Partindo do pressuposto de que democracia é uma palavra de origem grega que está interligada à liberdade, na escola o processo democrático deve ter desenvolvimento constante oportunizando a troca de experiências entre todos os envolvidos no ensino aprendizagem quer sejam alunos, pais, professores, funcionários em fim todos mesmo. Outro motivo para a convivencia democrática, é a construção e a sustentação do Projeto Político Pedagógico.
Em algumas escolas das periferias o convívio democrático enfrenta algumas barreirasque causam sérias preocupações aos estudiosos que apostam na educação de qualidade, na importância do papel do gestor, no auxilio dos pais e da comunidade como alternativa que respaudam a democracia escolar, essa é uma parceria que deve estar presente na construção e desenvolvimento do convivio escolar. Isso acontece muitas vezes porque a diversidade cultural deixa de ser respeitada. Em sociologia, psicologia, pedagogia entre outras.
Outro ponto relevante nessa cnvivencia democratica é o respeito às legislações como o ECA que assegura os direitos das crianças e dos adolescentes e o próprio estatuto da unidade escolar.

MÓDULO VI
Como gerenciar os recursos financeiros?
As escolas são unidades administrativas cujo objetivo principal é assegurar aos cidadãos o acesso à educação de qualidade, e é aí então que entra a importância da gestão financeira realizada pelo diretor comprometido com a realidade escolar que deve estar embasada nas seguintes etapas financeiras: planejamento, execução e prestação de contas.
Para ter sucesso com o planejamento o gestor deve elaborar um diagnóstico financeiro da escola, detectar a origem dos recursos e ter visão geral de sua situação financeira e econômicas esses são pontos de observação indispensáveis, depois disso o diretor já pode saber como custear suas despesas. Também é de responsabilidade do gestor, saber que os recursos geridos na sua escola tem origem nos diferentes níveis do setor publico e no setor privado. No caso dos recursos publicos sua origem está ligada aos impostos e os recursos privados vem de doações, projetos comunitários ou até mesmo da própria comunidade onde a escola está inserida. Cabe ainda ao gestor saber também a classificação das despesas no caso saber também o que entra em: custeio e o que faz parte do capital.
Uma vez feito todo esse reconhecimento é hora de partir para a execução, gastar dinheiro pode ser uma ação bastante simples. Mas não nesse caso do dinheiro publico que deve obedecer rigorosamente alguns detalhes tais como: formas de liberar os recursos, por meio de cheques, supervisão do cronograma e onde entra a conferência do extrato bancárioque nesse caso pode ser fornecido mais de um ao mês, outra coisa importante que se deve observar são os mecanismos de contratação. Para compreender a importancia de como gastar o dinheiro público é o controle de despesas que deve ser realizado tanto pela escola quanto pela unidade executora a ela associada no caso da Secretaria de educação, todo pagamento deve está acompanhado pela comprovação de despesas como por exemplo xerox dos cheques emitidos, notas fiscais e recibos de serviços prestados todos esses instrumentos juntos compõem o registro da gestão escolar que deve consistir em cópias onde uma delas fica guardada pelo gestor em um tempo mínimo de 5 anos.
Depois de seguir todos estes tramites chega o momento final do desembolso que é a prestação de contas. Bom primeiro tem que se fazer a relação de todas as dispesas, depois fazer conferência bancária que é o resumo de toda a movimentação da conta tipo, número de cheques valor e código de cada um usando C para crédito e D para débito, ainda tem a conciliação que é a conferência entre saldo e os cheques e por fim todos esses documentos devem ser organizados em ordem cronológica e por contrato anexoao processo para facilitar a compreensão. Como foi visto, gastar o dinheiro público não é coisa fácil, exige toda uma burocracia.

Módulo VII
  Sempre que se fala em patrimônio logo se pensa em estrutura física como salas, pátio, biblioteca, auditório, mesa, cadeira, livros, computadores, aparelho de som e TV entre outros bens matérias. E o modulo VII - como gerenciar os espaço físico e o patrimônio da escola vem justamente quebra esse conceito errôneo e nos esclarecer que o patrimônio da escola pode ser material e material.
Entende-se então que o patrimônio da escola pode ser compreendido como um conjunto de bens, direitos e obrigações que são adquiridos tanto por meio da compra quando por doação, onde tudo deve estar devidamente registrado e identificado. Tanto patrimônio material  quanto o imaterial estão sujeitos a degradação ou seja corre o risco de serem seriamente danificados.
A parte imaterial do patrimônio da escola referi-se às memórias, a história e ao regimento, a parte histórica esta relacionada a origem da instituição e a necessidade desta na comunidade onde se encontra inserida, sua localização, e seu real significado para a comunidade local. Além disso ainda conta com alunos, diretores, professores, pais e demais pessoas que trabalham ou já trabalharam na instituição.
A degradação do patrimônio material é um dos grandes problemas que as escolas encontram na atualidade, por motivos não explicáveis e nem justificáveis, os alunos costumam danificar banheiros, portas, vidros, fechaduras, quadros, lixeiras, ventiladores e o mais comum de todos que são as cadeiras.
O Projeto Político Pedágico tem entre outros um importante papel na luta contra essa depredação pois nele deve conter ações que envolvam a comunidade conscientizando-a da sua função em relação ao bem publico que deve ser considerado como algo que pertence a todos e por isso deve ser conservado.
Diante de tantos problemas gerir o patrimônio publico  torna-se uma tarefa difícil para o gestor que fica sobrecarregado porque são muitas as funções por ele exercidas e que acaba perdendo muito tempo na tentativa de buscar soluções junto a secretaria municipal de educação. Uma sugestão que deveria ser apreciada para viabilizar essa problemática enfrentada pelo gestor seria o dinheiro diretamente na escola, ainda que pareça assumir uma responsabilidade que é do governo mais fica mesmo essa interrogação. Contudo, ainda seria uma alternativa de auxiliar o gestor em pequenas atividades como reparos e consertos que devem ser constantes durante todo ano letivo e que ao deixar de ser realizados podem atrapalhar o bom andamento das atividades desenvolvidas na escola.

Modulo VIII - Como desenvolver a gestão dos servidores na escola?
 Foi um módulo bastante esclarecedor, uma vez que todo servidor tem direitos e deveres também.
Para inicio de conversa o modulo deixa claro que o ingresso do servidor no serviço publico só pode se dá  de duas maneiras, bem distintas, que podem ser por meio de concurso com realização de prova escrita e de titulo para profissionais do magistério e prova escrita apenas para os demais servidores ou por meio de contratos emergenciais temporários.
A parte que mais chamou atenção de todos durante as discurções foi quando falou-se sobre o estatuto e o plano de carreira especificando o do  Município de Guanambi que foi reformulado recentemente e entrará em vigência em 2012 para esclarecer todas as possíveis duvidas.
Um outro momento bastante interessante e de muita reflexão foi a formação dos profissionais da educação que em muito reflete na qualidade dos serviços oferecidos pela escola. A LDB em seu artigo:
 Art. 62 . A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal. (LDB 9394/96)
Traz bem claro essa obrigatoriedade que considera leigo todo profissional do magistério que se encontra atuando em área diferente da sua graduação e/ou pós-graduação. Como por exemplo o professor concursado em história e graduado em pedagogia.
O curso do progestão em minha vida, ao mesmo tempo que foi estressante por conta das tarefas e das minhas obrigações, foi também bastante proveitoso, mesmo que eu tenha pensado varias vezes em desistir. Deus prevaleceu em minha vida e me deu força nessa caminhada. Confesso que o aproveitamento não de 100%, como deveria ter sido, mas valeu a experiência. os momentos do curso e dos estudos abriram a janela para que eu pudesse ver a educação e os profissionais dessa área por uma outra ótica.   Muitas vezes o profissional da educação que atua somente na sala de aula não tem noção das tantas funções atribuídas pelo diretor que em muitos momentos é interpretado apenas como uma figura fictícia igual a rainha da Inglaterra e não é por ai.O progestão veio esclarecer muito bem que ser gestor não é tarefa fácil. Aprendi ainda, com cada depoimento e discussão dos colegas, que cada um de nos pode contribuir muito para o desenvolvimento, melhoria e funcionamento da escola onde atua.
 
      
"Nenhum educador de mediano bom senso vai achar que a educação, por si só, liberta. Mas também não pode deixar de reconhecer o papel da educação na luta pela libertação." 

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