segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

5. HAVIA UMA PEDRA NO MEIO DO CAMINHO: NEM TUDO SÃO FLORES

5.1. Dificuldades administrativas
 Durante o curso muitas foram nossas dificuldades, pois no movimento rotineiro da escola muitos “incêndios” aconteciam e nossa preocupação maior era não deixar que fôssemos apenas os agentes que apagavam o fogo. A falta de professor substituto para suprir a ausência daqueles que estavam cursando a Plataforma Freire, bem como a ausência dos professores enquanto estavam no curso, se tornaram verdadeiros incêndios na escola, pois a equipe gestora tinha que resolver problemas que não eram de sua responsabilidade imediata. Fazer com que o professor cumprisse a responsabilidade de acompanhamento do recreio e a dificuldade de formação pedagógica dos professores para a utilização do laboratório, trouxe alguns transtornos na execução do PPP e  consequentemente do plano traçado pela equipe gestora para ao ano.
5.2. Dificuldades Pedagógicas
As maiores dificuldades pedagógicas encontradas ainda estão no não acompanhamento dos pais nas atividades de casa, na ausência de professor substituto nas reuniões gerais e planejamento da escola, pois esses não recebem para tal planejamento. Então fica difícil o acompanhamento desse profissional na escola, nas discussões e no desenvolvimento do PPP, e consequentemente as ações de intervenção no processo de ensino são também prejudicadas.
5.3. Dificuldades Financeiras
As  dificuldades de recursos financeiros para execução de algumas ações, também atrapalhou um pouco, mas as parcerias foram grandes aliadas nessas questões. Já a não construção ou reforma do prédio escolar pela Secretaria de Educação, deixou todo a equipe frustrada, pois a escola está muito degradada, o prédio é velho e o projeto da construção da nova escola já devia ter sido concluído, mas como a escola não tem autonomia financeira para essa ação, as dificuldades com alguns outros “incêndios”, como canos estourados, problemas com fechaduras, esgoto transbordando, quedas de energia, e falta de água por conta de problemas na rede hidráulica... prejudicou um pouco o trabalho da equipe gestora  que ficou com tempo mais curto para suas reuniões de estudos e realização de ações.
Poucas foram as dificuldades, a falta de tempo para as reuniões e estudos coletivos, a disponibilidade de todos os segmentos da escola na participação das atividades foram as principais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário